quinta-feira, 15 de outubro de 2009

REBELDE SEM CALÇA DIESEL

O problema de morrer cedo não é só ter a sua vida abreviada. A desgraça mesmo é continuar com a imagem de jovem pela eternidade. Maldita hora em que eu bati aquele carro. Queria uma vida digna de senhor de idade. Meu sonho era aproveitar as benesses da terceira idade. Não estou falando do passe livre em ônibus, fila especial em banco e nem da meia-entrada nos cinemas. Falo da liberdade maravilhosa de não precisar ser jovem. Especialmente agora. Nunca foi tão ruim e difícil ser jovem. Virou quase uma tarefa impossível.

É mentira dizer que a minha geração foi “rebelde sem causa”: isso serviu como nome de filme, mas não espelhava a realidade. Os anos 50 foram muito caretas, nossa. O que não faltava eram motivos para se rebelar. Havia o mundo velho e o mundo novo, e isso tornava simples a missão de você ser jovem.

Hoje o jogo complicou. Para alguém ser jovem, é preciso que alguém seja velho. E está difícil encontrar alguém que assuma esse papel. O ponto é esse. Falta contraste, não há com quem se contrapor. Os problemas abundam, mas as causas evaporaram. Para começar, falta um uniforme pertencente a uma só geração. Na minha época, bastavam uma jaqueta de couro, um jeans surrado e um topete, e pronto. Qualquer um na rua apontaria: olhe lá um jovem rebelde. Essas roupas estão nas vitrines de qualquer lojinha convencional de shopping ou no corpo de um cinquentão. Roupa suja? Não dá, as roupas já vêm fantasiadas de imundas. Tudo está na moda. Não é possível chocar ninguém.

Tatuagem não preciso nem falar. Hoje ela virou uma banalidade, já não escolhe sexo, idade ou classe social. Talvez aqui haja uma pequena chance para a rebeldia. “Não, papai, eu não vou me tatuar de jeito nenhum, especialmente esse dragão abraçando o distintivo do Flamengo.”

E a música? Já perdeu a rebeldia há décadas. Não é mais possível encontrar um som que a geração anterior não goste. Pais levam os filhos ao show do Kiss e jogam juntos o RockBand do AC/DC. Onde foi parar o saudável conflito de gerações? O que sobra para o jovens em termos de estilo musical é o Emo, mas aí os pais têm que intervir forte, internar se for preciso. As drogas, que seriam um campo fértil para afirmar a juventude, também não servem mais ao propósito. Saíram da contracultura e foram parar na mão dos traficantes.

Restam ainda o campo político e as causas sociais. Só que são campos minados. Entrar para a Juventude do DEM, por exemplo, não é uma opção, é um paradoxo. Se você se filiar à Juventude PMDB, nem “Fora Sarney” poderá gritar. Aliás, não poderá gritar nada, já que a única causa defendida pelo PMDB é o PMDB. A vantagem de se filiar é que você terá um pai com quem brigar: o pai do Real. Seu problema será com o excesso de tios. No Juventude PT, você virará um adesista. No campo social sobram as ONGs. A questão aqui é que a causa escolhida pode envelhecer antes mesmo de você. Uma hora tem que salvar o canguru, na outra tem que atirar nele. Ter uma bandeira para levantar está tão difícil, que tem gente enchendo a boca para dizer que detesta o Bill Gates, como se isso expressasse sua visão de mundo.

Sei que estou reclamando muito. Pode ser coisa de velho ranzinza – o que é bom sinal. De qualquer forma, meu intuito aqui não é só lamentar, mas apontar caminhos. Como tenho mais tempo do que vocês para pensar, fiz uma lista de algumas causas pelas quais ainda vale a rebeldia:

• Contra o WiFi cadeado.
• Contra as animações dos grandes estúdios só chegarem ao Brasil em versão dublada.
• A favor do gerundismo. Você vai estar entendendo, então por que vai estar complicando?
• Pelo fim da música que acompanha cada formando nas cerimônias de formatura.
• Pela eliminação das apresentações de PowerPoint com mais de 20 slides.
• Pelo fim das matérias melosas sobre mudança de estação climática nos telejornais.

Se alguém se lembrar de mais alguma causa importante, por favor, envie-me.

20 comentários:

  1. Pela proibição da multiplicação desenfreada de cursos de Publicidade e Propaganda

    ResponderExcluir
  2. Contra os sites de TVs que bloqueiam o conteúdo para o Brasil

    ResponderExcluir
  3. A favor do transito que une as pessoas

    ResponderExcluir
  4. James, meu velho, assim caminha a humanidade. Mas como você mesmo disse, "se um homem conseguir preencher o vão que existe entre a vida e a morte - se ele conseguir viver após sua morte - talvez ele tenha sido um grande homem." E a minha sugestão é pelo fim de casais casados apresentando telejornais.

    ResponderExcluir
  5. Essa será a primeira geração no ocidente a ser lembrada por ter sido mais chata, careta e menos audaciosa que a geração dos seus pais e todas outras que a antecederam. A grande quebra de valores dessa geração é usar emoticons, postar fotinhos no máximo constrangedoras no Orkut e tocar guitarra no video game! Onde foi parar todo sexo, drogas e rock´n´roll? Não era o melhor lema do mundo, mas era melhor que punheta na web, fast food e videogame.
    Por favor James, reencarne!

    ResponderExcluir
  6. Caro Manoel, concordo em numero, genero e grau com sua observação. Já não se vê audácia de qualidade nesta nova geração.. Falar nisso, só de ler o texto do James deu vontade de sair por aí aprontando nesta madrugada de sábado.. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Isso, continuem, mostrem o paradoxo de dois velhos ranzinzas reclamando dessa "nova geração". Insurgir? Sim, contra esse tipo de bobagem.

    Palhaçada, viu.

    ResponderExcluir
  8. Rafael Bretas rafael_bretas2@yahoo.com.br21 de outubro de 2009 às 05:55

    "Cada geração se considera mais inteligente que a anterior e mais sábia que a próxima". Caros Manoel, Raul e cia, quando os senhores virarem cinzas e suas respectivas memórias se perderem com o tempo, provavelmente eu e todos de minha geração estaremos discursando assim como fazem os senhores hoje. Acredito que tenham ouvido um discurso muito parecido quando jovens.
    Entretanto, se a minha geração é tão parada e sem audácia, é porque a geração dos senhores propôs mudanças que não foram capazes de cumprir.
    Um exemplo disso é a ditadura. Sua geração conseguiu bravamente nos garantir a liberdade. Meus eternos agradecimentos. Mas e aí? Os bravos paladinos da liberdade agora estão no poder, como José Dirceu, Lula e cia. Mais uma vez pergunto, e aí? Entregaram a nós o próximo passo, mas se esqueceram que nós fomos criados por vocês. Somos seus filhos.
    Não fico satisfeito ao ver jovens da minha idade colocando "fotinhas inúteis" em páginas de relacionamento. Mas se o fazem, e ensinam seus filhos a fazer, foi por não ter um suporte familiar que os ensinasse que ter intimidade é bom. Respeitar a intimidade dos outros é melhor ainda.
    Por fim ressalvo que é preciso extrapolar os conceitos de geração para perceber que somos uma espécie. Caso não nos portemos como espécie, simplesmente não teremos mundo para viver. Essa, senhores, é a consciência que sua geração não teve e a minha tem, desde criança.

    Abraços fraternos a todas as gerações

    ResponderExcluir
  9. Hô Rafael Breta!
    Sou da sua geração, e salvo excessões, a alienação e bestialidade predominam e pronto.Culpar outrem pelo nosso comportamento imbecil-egoísta é covardia. Se culpe e se resolva.
    " O inferno são os outros" né?

    ResponderExcluir
  10. Realmente, minha geração não tem nada pelo que lutar... não como as gerações anteriores. Mas pensem bem, a culpa não é de todo nossa... as outras vieram e deixaram tudo pronto... melhor pra gente, não acham? Eu, sinceramente não gostaria de enfrentar uma ditadura militar, apesar de ter a vontade de derrubar uma...

    ResponderExcluir
  11. "Realmente, minha geração não tem nada pelo que lutar..." ?!

    E a luta contra a desigualdade e a injustiça social? O machismo? Mulheres apedrejadas? E a luta contra o poder do Estado que legitima o uso da força e violência para manutençao de um sistema de merda? E a violência contra animais? Contra a Farra do Boi? E os testes abusivos em animais que você financia quando compra Dove? E o trabalho infantil? E o trabalho infantil que você financia também?

    Ainda existem milhares de merdas e injustiças no mundo suficiente para revoltar multidões de jovens. Só que esta multidão está anestesiada com "punheta na web, videogame e fastfood".

    E a música? A música não perdeu a rebeldia. Ela só não está na mtv. E as bandas punks? Meu pai não me leva a shows punks, e eu não monto um visual punk indo ao shopping.

    A minha geração não é TODA careta. É a sua geração, e o seu sistema, com um poder tão forte apoiado no Estado e numa sociedade consumista (que deixa os consumidores alienados, sem saberem a origem dos produtos que consomem) que aliena e caretea os jovens.

    Você quer fazer revolução? Seja vegetariano. Vote nulo. Lute pela legalização do aborto.

    Eu sou jovem, feminista, anarquista, vegetariana, e conheço muitos jovens que são também. Mas conheço muito mais jovens que não são.

    ResponderExcluir
  12. Se você não está procurando solução, então é parte do problema.

    ResponderExcluir
  13. Não acho que exista uma geração melhor ou pior que a outra, apenas vim parabenizar o excelente texto do nosso "James Dean". Seria muito bom que tivesse sido o próprio mesmo, escrevendo além-morte.

    ResponderExcluir
  14. Caro(a) anônimo(a) acima,
    é o seguinte: não disse que não temos nada pelo que lutar, mas sim nada pelo que lutar como as outras gerações... não sei se está bem informado(a) a ponto de saber que as desigualdades sociais, os problemas ambientais etc apesar de estarem em segundo plano, ofuscados pelos problemas políticos, também existiam... e sempre, eu acredito, a juventude vai lutar contra isso. Eu luto. Quanto ao seu anarquismo e feminismo, tenho respeito, apesar de discordar... mas, de qualquer forma, tente entender: a juventude não mudou... apenas o cenário, que ficou muito melhor...
    (Concordo com a Beatriz. Simplismente geniais os blogs do alem!!)

    ResponderExcluir
  15. Fala doido!!! Faz tempo hein doido? Deixa disso doido, tá revoltado é? Ou é crise existencial? Pensa aí doido, na tua época não tinha o Roberto Shinyashiki não, imagina se tu tivesse que aguentar uma parada dessa??
    Relaxa doido, dá uma lida no Antonin Artaud que sua revolta passa.
    E pára de ficar pegando no pé do Melodia, o "trans" + "viada" que ele se refere é outra coisa e hoje tá na moda doido.

    ResponderExcluir
  16. Observou muito bem, não há com o que nos contrapor. É tudo muito sem sentido, tudo está pronto e livre. Ninguém precisa desejar e conquistar hoje em dia.

    ResponderExcluir
  17. Nossa geracao eh alienada sim. Motivo: Pela quantidade de informacoes que temos a disposicao NUNCA iremos acompanhar o ritmo a ponto de sermos realmente informados. E mais, o que Realmente devemos saber apenas 1% da populacao mundial sabe (previsao otimista).

    ResponderExcluir
  18. James Piteuzinho!!!

    Fico feliz que com toda sua experiência vc tenha entendido que desgraça vive esta geração atual de jovens...Vivemos (maioria) numa apatia profunda, gerada pela a individualização e a liquidez dos relacionamentos humanos. E os que conseguem observar estes fenômenos, tornam-se velhos frustrados ou comunistas arrependidos (vc deve conhecer alguns, o Serra, FHC, Lula e entre outros...)

    Capciosidade:

    PS:Tenho que admitir que vc está inteirão, tentei um encontro com o Sr. Lao, mas até agora nenhuma resposta! Então, estou livre na sexta a noite e vc?....

    ResponderExcluir
  19. Acho que por isso e muito mais coisas eu me sinto as vezes inutil...talvez a vida se banalizou de forma gera.

    ResponderExcluir
  20. Sobre a banalização da tatuagem, um amigo meu identificou esse mesmo problema há algum tempo, então, como ele é uma pessoa muito rebelde e autêntica, resolveu colocar alguns dentes de ouro, isso mesmo. Ninguém quis copiar a rebeldia dele até hoje... (Renato RR)

    ResponderExcluir